Resenha do livro "O meu nome é Alice"

  Olá a todos, hoje trago-vos mais uma resenha de um livro que li recentemente desta vez o escolhido foi: “O meu nome é Alice” da Lisa Genova, mas eu já vos tinha falado desta compra Aqui .
  Andava com uma grande vontade de ler este livro, infelizmente também andei com pouco tempo, mas finalmente já o li. Para o caso de não gostarem de ler fiquem a saber que também existe o filme.
  Prontos para mais uma resenha?

Titulo: O meu nome é Alice.
Escritora: Lisa Genova.
Editora: Lua de Papel.
Romance.
Numero de paginas: 310.

Sinopse:
  ” O mundo de Alice é quase perfeito. É professora em Harvard, vive com o marido uma relação que resiste à passagem dos anos, às exigencias da carreira, à partida dos filhos. E tem também uma mente brilhante, admirada por todos, uma mente que não falha… Um dia porém, a meio de uma conferência, há uma palavra que lhe escapa. É só uma palavra, um brevíssimo lapso. Mas é também um sinal, o primeiro, de que o mundo de Alice começa a ruir.
  Seguem-se as idas ao médico, as perguntas, os exames e ,por fim, a certeza de um diagnóstico terrível. Aos poucos, quase sem dar por isso, Alice vê a vida a fugir-lhe das mãos. Ama o marido intensamente, ama os filhos, e todos eles estão ali, à sua volta. Ela é que já não está, é ela que se afasta, suavemente embalada pelo esquecimento, levada pela doença de Alzheimer. “
A autora: 
  “Formada em Psicologia, e com um doutoramento em Neurociência pela universidade de Harvard, Lisa Genova trabalhou durante anos como investigadora em áreas como a depressão, a doença de Parkinson, a toxicodependência e a perda de memória.
  Estreou-se no romance com O meu nome é Alice, que publicou originalmente em edição de autor e que se tornaria mais tarde um bestseller do New York Times, quando reeditado por uma grande editora Norte-Americana.
  Escreveu entretanto dois outros livros aclamados romances: Love Anthony e Left Neglected.

Minha opinião acerca do livro:
  Tenho que admitir que é um livro assustador, sim, isso mesmo, é assustador! Já imaginaram o que seria serem diagnosticados com esta doença e saberem que dali a uns curtos meses não reconheceriam a própria família? Pois é, infelizmente esta doença afeta muita gente, talvez vocês mesmo conheçam alguém que a tem e vive com ela. 
  Ao lerem este livro vão puder compreender tudo o que sente uma pessoa que lhe é diagnosticado Alzheimer, vão puder viver tudo isto com ela, vão até colocar em causa o facto de Alice ter ou não a doença, e vão negar juntamente com ela o facto de estar doente, basicamente vão sentir o que é esta doença na pele. Agora já compreendem porque é que eu disse que era assustador?
  Acerca do livro assim como é assustador, é um grande empurrão para a realidade, é um excelente livro que toda a gente devia ler, na minha opinião, todos vão gostar e vão pensar bastante no que é esta vida. Sinceramente, nem sei como vos posso descrever mais o livro, acho mesmo que deviam ser vocês a ler e a tirarem as vossas próprias conclusões.
  Numa avaliação de zero a cinco estrelas, este livro recebe as cinco.

22 pensamentos sobre “Resenha do livro "O meu nome é Alice"

    • Acho que o que queria dizer era se o filme é tão bom como o livro não é assim?
      Eu nunca assisti o filme, mas pretendo assistir. O conselho que lhe posso dar é de assistir o filme ou ler o livro, assim já fica conhecendo a história.
      Beijos.

      Gostar

    • Muito obrigada, espero também que acompanhe este meu pequeno cantinho.
      Eu gosto muito deste theme, identifico-me muito com ele 🙂
      Eu aconselho a leitura do livro, como lhe foi possível ver pela resenha, é um enorme “abre olhos” para a realidade que, infelizmente, pode chegar a todos nos.
      Beijinhos.

      Gostar

Deixe um comentário