Comparações

“A Azul tem melhores notas do que tu.” , “A Amarela é mais magra do que tu. ” , “A Vermelha sabe fazer aquilo melhor do que tu.” , “A  Laranja tem mais paciência do que tu. ” ,  “A Preta tem menos celulite do que tu.” , “A Verde é mais bonita do que tu.” (…)

Nunca gostei de figuras de estilo, nunca gostei de as estudar, mais especificamente sempre detestei as comparações. Nunca vi a necessidade de comparar a coisa x com a y, a coisa x é a coisa x, e nunca será a coisa y. Nunca percebi o porque de compararem as coisas, qual a necessidade disso… As coisas e as pessoas são diferentes umas das outras e não podem ser iguais, nunca serão iguais. Então onde está a necessidade de as compararmos?

Para que é que vamos dizer que a coisa x é mais bonita que a y, se são dois seres completamente diferentes. Isto sempre me fez uma confusão extrema, nunca fui capaz de encaixar na minha cabeça as comparações que os outros fazem acerca de tudo e de todos, não digo que sou uma santa e que não comparo coisas, pessoas, animais ou lugares. Mas existe uma altura que farta, farta de ouvir comparações, farta de ser comparada, farta de fazer comparações.

Pior do que as comparações que os outros fazem acerca de nos, são mesmo as comparações que inconscientemente nos fazemos acerca de nos mesmos. ” A Castanha está mais magra do que eu, quem me dera ser como eu.” , “A Roxa  tem cá um rabo, quem me dera ser como eu.” , “A Rosa é a queridinha dos professores, quem me dera a mim ser como ela. ” Tu és tu mesma, e não tens que ser nem a Castanha, a Roxa, a Rosa, a Riscas ou a Bolinhas. Se achas que não estás bem como estás faz o necessário para mudares, mas porque tu queres ser melhor, não para seres igual a outras.

14 pensamentos sobre “Comparações

  1. Uma coisa que me irrita e muito…odeio….odeio mesmo….cada um é cada um e pronto… todos temos limitações e limites diferentes… aff rsrrsrs beijos ótimo post

    Hoje o post é bem diferente do que estamos acostumadas, e eu estou amando, pois esse destino com certeza já está na minha wishlist de viagens. A Roteiro de Turismo traz para nós hoje dicas de Gastronomia e Hospedagem em Campos do Jordão. Bora conferir?
    http://www.blzinteligente.com/2015/06/dicas-de-gastronomia-e-hospedagem-em.html

    Gostar

  2. Amiga a pior comparação que presenciei em toda a minha vida e depois disso passei a ignorar qualquer uma, foi quando assisti uma “mãe comparando seus próprios filhos entre si”, na presença que piora mais ainda a baixa estima de um deles. Depois disso…. Bom dia. Paz e luz.

    Gostar

Deixe um comentário